ENEM.INEP.GOV.BR – RESULTADO ENEM 2016 PASSO A PASSO

ENEM.INEP.GOV.BR – RESULTADO ENEM 2016 PASSO A PASSO – O Ministério da Educação (MEC) anunciou que todos os participantes do Enem 2016 terão acesso ao resultado do exame no dia 19 de janeiro de 2017. E quando esse dia chegar milhões de estudantes vai à busca do resultado que pode direcionar os planos para o ano que se inicia.  A expectativa de recomeço tão comum de ano novo é dobrada para os participantes do Enem, pois a espera do resultado é um misto de emoções.

ENEM 2016

Nesse último ano, o exame foi realizado em três etapas e não em duas como de costume. Esse fato divergiu opiniões e gerou ainda mais ansiedade em grande parte dos participantes. Um total de 5.848.619 dos 8.356.815 inscritos realizaram o Enem 2016 nos dias 5 e 6 de novembro e os demais 273.524 tiveram o direito de realizar as provas nos dias 3 e 4 de dezembro devido ocupações em locais de prova durante a primeira aplicação.

Considerados esses quatro dias de exame a abstenção foi de 30,4%.  A última etapa ocorreu nos dias 13 e 14 de dezembro que foi o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em que 53.999 participantes realizaram o exame.

Essa edição foi marcada por novidades no sistema de segurança como a coleta de dado biométrico dos participantes e o uso de detectores de metal em todos os banheiros.

A grande novidade oferecida para auxiliar na preparação dos participantes do Enem 2016 foi o projeto vinculado ao Ministério da Educação o “Hora do Enem” http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/home. Foram disponibilizadas diferentes formas de estudar como programas de TV com resoluções comentadas de exames anteriores, planos de estudo personalizados e simulados online, notícias diárias sobre o Enem, além de aplicativos e material de apoio disponível no site do projeto.

Nesse início de 2017 a programação especial do programa Hora do Enem, na TV Escola, é falar sobre vários cursos de Ensino Superior.

RESULTADO ENEM 2016

Siga o passo a passo para acessar o resultado do Enem 2016:

Primeiramente tenha em mãos seu número de CPF e sua senha do Enem que foi definida no momento da inscrição e caso a tenha esquecido não se preocupe, o processo de definição de nova senha é simples e também será explicado neste artigo.

Passo 01.

Acesse o site oficial do Enem http://enem.inep.gov.br/

Passo 02.

Clique no botão “PÁGINA DO PARTICIPANTE”:

Passo 03.

Acesse o atalho “Página do Participante”:

Passo 04.

Abrindo o Portal do Participante, primeiro digite no local apropriado seu CPF (somente os 11 números não acrescente pontos nem traços) e logo abaixo sua senha (lembre-se de detalhes como números e letras maiúsculas, caso constem em sua senha original).

Em seguida escolha a figura que corresponde à palavra em destaque e clique em “Enviar”. Nos primeiros dias de liberação da nota é comum o sistema estar sobrecarregado, se necessário aguarde alguns instantes.

PARA QUEM ESQUECEU A SENHA DO ENEM 2016…

Passo 05.

Ainda no Portal do Participante, logo acima de “Enviar” existe o comando “Esqueci minha senha”, clique nesse atalho.

Passo 06.

Será aberta a página cujo título é “ALTERAR SENHA”. Para prosseguir é necessário que você preencha o número de seu CPF e em seguida confirme ou não se o nome de sua mãe foi cadastrado no sistema no momento da inscrição no Enem 2016, se a resposta for “SIM” digite-o no devido campo ao lado. Outras informações serão solicitadas como data de nascimento (digite apenas os números, o sistema acrescentará as barras), UF (Unidade da Federação/Estado brasileiro) e o município de sua residência.

Então determine uma nova senha, digite-a no primeiro campo e confirme-a no segundo espaço indicado. A senha deve ser constituída de no mínimo 6 e no máximo 10 caracteres, podendo conter apenas números e letras, com distinção de maiúsculas e minúsculas. Após determinar uma nova senha, escreva-a em um local de fácil acesso, assim você poderá consultar sua anotação sempre que necessário.

No final do processo você terá que clicar sobre a figurinha que será solicitada, como no exemplo abaixo:

Passo 07.

Por fim, clique em “Confirmar”.

Passo 08.

Receberá uma mensagem dizendo que sua senha foi alterada com sucesso. Clique em Ok e automaticamente ocorre o direcionamento para o Portal do Participante e retorna-se ao Passo 04 dessa explicação.

Antes do dia 19 de janeiro de 2017, para quem acessa o sistema será aberto um portal com os dados de sua inscrição no Enem 2016, ainda não estará disponível o boletim de desempenho. Porém se o participante realizou o Enem 2015, por exemplo, terá acesso às suas notas clicando no comando disponível no lado esquerdo superior da página, como mostrado abaixo:

NOTAS ENEM 2016

Como são apresentadas as notas do Enem:

A relação de notas é detalhada por área de conhecimento sendo elas:

  • Códigos e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Redação.

Assim, se você realizou os quatro dias de provas, em seu boletim de desempenho constarão as referidas cinco “Notas” e “Situação” Presente para as cinco provas, como no exemplo abaixo de resultado do Enem 2015:

VANTAGENS DO ENEM

A realização do Enem possibilita:

– Avaliação do desempenho escolar acadêmico ao fim do Ensino Médio;

– Ingresso em Universidades Públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU);

– Bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni);

– Acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);

– Atinge um dos critérios para participação no programa Ciências sem Fronteiras;

– Estudantes maiores de 18 anos podem adquirir a certificação de conclusão do Ensino Médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *