INSCRIÇÃO SISU 2017 – PASSO A PASSO – WWW.SISU.MEC.GOV.BR

INSCRIÇÃO SISU 2017 – PASSO A PASSO – WWW.SISU.MEC.GOV.BR – Mais de oito milhões de estudantes se inscreveram para a realização do Enem 2016. Esse foi um importante passo do caminho para a educação superior, pois grande parte dos participantes possui o objetivo de se inscreverem no Sisu 2017 (Sistema de Seleção Unificada) por meio da nota obtida no exame realizado no fim do ano passado. O Sisu 2017 seleciona candidatos a vagas em Universidades públicas Federais, Estaduais e Municipais. O processo possui uma plataforma informatizada do Ministério da Educação (MEC) e ocorre anualmente em duas edições, geralmente, no início de cada semestre. Se você está entre os milhões de estudantes que estarão realizando a inscrição do SISU 2017, sigas as informações e saiba como se garantir o quanto antes.

Esse sistema facilita a vida do estudante ao padronizar o processo de seleção para diferentes Universidades. Já que, os vestibulares tradicionais possuem suas particularidades locais.

COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO NO SISU

As duas condições para efetivar sua inscrição no Sisu 2017 é ter participado do Enem 2016 e ter obtido nota superior a zero na redação. Fique atento ao período de divulgado pelo MEC. A seguir, o passo a passo de como participar da primeira edição do processo de seleção unificada do SISU 2017.

1º Passo – Acesse o site do SISU http://www.sisu.mec.gov.br/

2º Passo – Para entrar no sistema, digite nos campos apropriados seu número de inscrição e sua senha do Enem 2016. Preencha os caracteres que vê na imagem e clique em “Entrar no Sisu”. Se você esqueceu sua senha ou não sabe o número de inscrição, acesse o portal do Enem (http://enem.inep.gov.br/), para recuperar essas informações.

3º Passo – A seguir, confirme os dados para o Sisu entrar em contato com você. Um número de celular é uma informação importante, no caso de ser selecionado será enviada uma mensagem de texto informando-lhe. Já se imaginou recebendo essa notícia?!

4º Passo – Será aberta a tela inicial do seu processo de seleção. Nessa página, em sua parte superior, constarão alguns dados pessoais, as notas no Enem e o cronograma em destaque. Ao centro, existem dois quadros destacados com os títulos “Primeira Opção de Curso” e “Segunda Opção de Curso”.

O momento mais importante: a pesquisa e escolha do curso e sua localidade.

No quadro de “Primeira Opção de Curso” clique em “Fazer Inscrição na primeira opção”

5º Passo – É possível pesquisar as vagas pelo município onde quer estudar, nome da instituição ou pelo nome do curso. Na página aberta você determina qual dessas três maneiras será usada em sua pesquisa e a seguir utiliza um campo em branco para que você digite o que procura.

Se optar pela opção “curso”, digite qual o escolhido e então o sistema abrirá todos os locais e instituições, agrupados por Regiões e Estados do país, onde há vagas disponíveis. Todavia, optando em procurar pelo “município” a plataforma listará todas as instituições desse local que disponibilizam vagas por meio do Sisu 2017, destacando os cursos e as vagas. Contudo, caso tenha escolhido a busca pela instituição o site detalhará todas as oportunidades que a determinada Universidade oferece para esse processo seletivo.

Existem diferentes tipos de filtros no lado direito da página a fim de facilitar sua pesquisa.

6º Passo – Clique no curso de seu interesse para saber detalhes como a quantidade de vagas na modalidade de Ações Afirmativas (sistema de cotas estipuladas por cada Universidade participante, podendo ser para estudantes de baixa renda e entre outras políticas de ações afirmativas) e na modalidade de Ampla Concorrência (são vagas que não se enquadram no sistema de cotas).

7º Passo – Definido o curso escolhido, clique em “Escolher o curso” para continuar. Note que serão listadas as modalidades existentes para seleção. Leia atentamente a descrição de cada caso. Então escolha sua modalidade.

8º Passo – Por fim, leia cuidadosamente as informações sobre o curso escolhido e as documentações exigidas pela instituição, no momento da matrícula, caso seja selecionado. Clique em “Confirmar minha inscrição”.

9º Passo – De volta à página inicial, note que no primeiro quadro consta o curso escolhido em primeira opção. Para continuar, no quadro “Segunda opção de curso” clique em “Escolher segunda opção”. O processo é semelhante à escolha da primeira opção de curso, se tiver dúvidas releia os passos anteriores.

Vale destacar, que a segunda escolha pode ser totalmente diferente da primeira, podendo variar o curso, a instituição e a localidade.

Quando finalizar o segundo processo, perceba que existe um botão com duas setas apontando para sentidos opostos, esse atalho serve para trocar a primeira com a segunda opção de curso automaticamente.

NOTAS DE CORTE SISU 2017

De um dia para o outro, durante o período de inscrições, nessa página inicial, é atualizada sua classificação entre todos os que estão se candidatando a essa modalidade para cada uma das duas Universidades que você optou. Por exemplo, com sua nota, estaria em 3º lugar para um total de 6 vagas em sua primeira opção de curso.

Assim como, o Sistema do Sisu 2017 atualiza de um dia para o outro, o que pode ocorrer durante a madrugada, as notas de corte de todos os cursos participantes do processo seletivo. Na página inicial constarão os valores atualizados para as duas opções. Por exemplo, caso mudou suas escolhas no segundo dia de inscrição, terá que esperar o terceiro dia para verificar sua colocação e as novas notas de corte, pois outros candidatos podem ter feito igualmente.

Observe que sua nota no mesmo curso, por exemplo, Engenharia Química, pode sofrer alteração quando muda de Universidade ou para cursos diferentes como Letras e Arquitetura na mesma Universidade. Isso ocorre, pois o curso de cada instituição tem autonomia para adotar meios de seleção diferentes, os chamados pesos. Para a realização do cálculo da média das notas, algumas das cinco áreas do conhecimento podem ter importância numérica (peso) maior do que as outras, além de critérios de notas mínimas em cada área da prova do Enem para tentar a vaga. Quando você escolhe o curso na plataforma do Sisu, existe uma opção que demonstra como o cálculo da sua nota foi realizado.

PRIMEIRA OPÇÃO X LISTA DE ESPERA SISU 2017

Apenas para a primeira opção de curso, se você não for selecionado, poderá manifestar interesse em participar da LISTA DE ESPERA. Isso significa que seu nome irá para uma lista de pessoas que aguardam por vagas que possam não ser preenchidas por quem passou no Sisu.

Fique atento, pois a manifestação de interesse deve ser realizada na mesma plataforma de inscrições do Sistema de Seleção Unificada em um período a ser estabelecido logo após a primeira e segunda chamada regular.

Assim fica clara a importância de se ter atenção acerca do que colocar em primeira e segunda opção, levando-se em consideração qual curso você possui mais chance de passar em primeira ou segunda chamada (segunda opção) e, se for seu caso, qual curso não está tão garantido a aprovação, mas que gostaria de tentar por meio da lista de espera (primeira opção).

Vale lembrar que cada Universidade participante do processo possui um Edital individual, disponível em suas plataformas virtuais, facilmente localizadas por meio de sites de buscas. Nesses documentos encontram-se esclarecimentos sobre quantidade de vagas, ações afirmativas, processo de matrículas, cronogramas contendo as datas das chamadas para a lista de espera e claro, o início das aulas.

Além disso, busque também informações sobre o curso que deseja fazer, a estrutura da Universidade, programas de incentivo a alunos que terão de mudar de cidade, se for seu caso, assim como, pesquise sobre a própria cidade quanto ao custo de vida e a mobilidade urbana, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *