SISU 2017 – EDITAL – SISU.MEC.GOV.BR

SISU 2017 – EDITAL – SISU.MEC.GOV.BRO resultado do Enem 2016 foi antecipado para o dia 18 de janeiro. Com a nota obtida no exame milhares de estudantes poderão se candidatar no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2017.  Para participar do Sisu o candidato terá que ter concluído o Ensino Médio e não poderá ter obtido nota zero na nota da redação. Além disso, o estudante deverá atender aos critérios de exigência de cada instituição como nota mínima exigida em cada uma das cinco áreas de avaliação do Enem, que são elas:

  1. Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
  4. Matemática e suas Tecnologias (Matemática)
  5. Redação.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o Edital do Sisu 2017, o qual conterá o cronograma e outras importantes informações sobre o processo seletivo. Porém, várias Universidades e Institutos Federais já publicaram seus Editais próprios.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO EDITAL

  • Quem poderá se inscrever no Enem;
  • Período de inscrições;
  • Descrição das Políticas de Ações Afirmativas;
  • Dia do resultado em Primeira Chamada;
  • Período de manifestar participação na Lista de Espera.

No portal do MEC foram divulgadas algumas mudanças no processo de seleção que, provavelmente, serão detalhadas em seu Edital. Os grandes diferenciais dessa edição do Sisu é a possibilidade, por parte das instituições, de adoção de uma média mínima geral das notas do Enem para a candidatura à vaga. Outro diferencial, diz respeito ao acesso do resultado pelos “treineiros” (participantes menores de 18 anos, no primeiro dia de realização do Exame, com fins exclusivos de auto avaliação de conhecimentos e que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2016), só saberão suas notas 60 dias após o restante dos demais participantes.

CONSULTAR EDITAL SISU 2017

Logo que for aberto o período de inscrições, os candidatos encontrarão tudo bem explicado e por fim a diferentes dúvidas no portal do MEC (http://sisu.mec.gov.br/). Na página do Sisu, haverá um local listando todas as instituições participantes do programa, número que tem aumentado bastante desde a criação desse sistema de ingresso em instituições de ensino superior públicas em 2010.

Para se inscrever no Sisu, será preciso ter o número de inscrição no Enem 2016 e a senha. Se por ventura tenha esquecido a senha, é muito fácil recuperá-la. Entre no Portal do Enem http://enem.inep.gov.br/resultados-do-enem.html , na Página do Participante você será encaminhado para o Portal do Participante, escolha o link “esqueci minha senha” e preencha alguns dados pessoais que serão solicitados e então defina uma nova senha. Entrando no Portal do Participante do Enem utilizando seu CPF e sua nova senha, você também terá acesso ao seu número de inscrição no exame.

O Edital do Sisu 2017, publicado por cada instituição participante, estabelece informações fundamentais para os estudantes que já decidiram sua primeira e segunda opção de curso. E também, será de grande valia para aqueles candidatos que ainda não definiram qual decisão tomar, mas que durante os quatro dias de inscrições vão à busca do máximo de informações possíveis para realizarem excelentes escolhas. Para encontrar os editais publicados, utilize o site de busca de sua preferência e digite o NOME DA INSTITUIÇÃO juntamente com palavras-chave como EDITAL e SISU.

INFORMAÇÕES DO EDITAL DO SISU 2017 DE CADA INSTITUIÇÃO

  • Quantidade de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso da Instituição;
  • Informações sobre cada curso como turno, peso atribuído e a nota mínima exigida para cada área do conhecimento. Além da média mínima geral no Enem para se candidatar à determinada graduação;
  • Informações acerca do preenchimento das vagas em cursos que exigem teste de habilidade específica como música e arquitetura.
  • Detalhamento das Ações Afirmativas e o número de vagas destinadas para cada modalidade;
  • Requisitos para enquadramento em cada cota e assim como, quais os documentos obrigatórios para a consolidação da matrícula;
  • Período de pré-matrícula online se for necessário;
  • Datas para a realização de matrícula presencial e o prazo máximo para providenciar a documentação exigida;
  • Cronograma de chamadas em Lista de Espera;

PRIMEIRO E SEGUNDO PROCESSO SELETIVO SISU 2017

Algumas instituições realizarão dois processos seletivos no ano: o primeiro será o Sisu 2017-1 para preenchimento das turmas no primeiro semestre e o segundo um vestibular tradicional para ocupação das vagas no segundo semestre.

Outras instituições usarão apenas o Sisu como sistema de ingresso em 2017. Porém, utilizarão tanto a primeira edição do processo de seleção unificada do começo do ano como a edição do meio do ano, Sisu 2017-2.

Há também instituições que realizam apenas um único processo seletivo no ano por meio do Sisu. Ou seja, Nessa primeira edição do programa, selecionarão de uma vez os calouros do primeiro e segundo semestre do ano letivo. Geralmente, a classificação ocorre em notas decrescentes, assim os estudantes com as maiores notas no Enem iniciarão as aulas no primeiro semestre e os demais iniciarão no segundo semestre. Nesse caso, é vedado ao candidato escolher o semestre letivo no qual ingressará.

Cerca de 130 instituições de Ensino Superior públicas, entre elas Universidades e Institutos Federais, participarão da primeira edição do Sisu 2017. Como exemplo, a USP (http://www.prg.usp.br/?page_id=19592 ), Universidade de São Paulo, que aderiu o programa de seleção unificada em 2015. Foi a primeira mudança na forma de ingresso na Universidade em um período de 40 anos. O tradicional vestibular da Fuvest era a única maneira de ingresso na instituição, agora os estudantes possuem duas diferentes oportunidades, dependendo do curso escolhido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *